Nesse regime, a obra é executada a preço de custo, remunerando-se o construtor pela administração do processo construtivo. É importante salientar que todos os custos ficam a cargo do contratante, desde as instalações provisórias da obra até os impostos e encargos gerados pela operação.
No regime de construção por administração, a empresa responsável pela administração da obra apresenta o orçamento e o cronograma, e o contratante arca com as despesas à medida que o cronograma vai sendo executado.
É importante esclarecer que esse tipo de obra está sujeito a alterações em relação aos valores orçados, em razão da variação de preços e condições do mercado.
Você pode contratar a HM TOWER para executar sua obra sob o regime de administração. Veja alguns de nossos diferenciais:
- Os engenheiros responsáveis pela HM TOWER têm em seus currículos centenas de obras executadas;
- A empresa proporciona facilidade e tranquilidade para o cliente, pois realiza todas as etapas da obra, desde os projetos até a entrega das chaves;
- As garantias dos serviços executados são cumpridas de acordo com o código de defesa do consumidor;
- A empresa conta com mão de obra qualificada e com profissionais de capacidade técnica reconhecida;
- Estamos sempre inovando e trazendo tecnologia para a construção civil;
- Temos um amplo leque de fornecedores, o que possibilita produtos de qualidade e de bom preço para sua obra;
- Estamos à disposição do cliente, para eventuais dúvidas e esclarecimentos, a qualquer hora.
Benefícios da Obra Por Administração
- O comprador paga o preço de custo real do imóvel, que fica mais em conta em comparação a um imóvel na planta com uma construtora.
- Redução de tributos, pois os impostos sobre materiais, instalações e mão de obra são repassados ao dono da obra, e não para o construtor (ou seja, elimina-se o custo de um intermediário).
- O PIS e o Cofins são recolhidos apenas uma vez (na empreitada esse recolhimento ocorre duas vezes).
- Possibilidade de comprar o imóvel antecipadamente ou de aproveitar promoções de materiais.
- As condições de pagamento e o ritmo da obra variam conforme o interesse do cliente
- A definição do acabamento das unidades pode ficar conforme o gosto e a capacidade de pagamento individual.
- O risco de investir nessa modalidade de obra por administração é baixo, pois mesmo com a inflação alta e o consequente aumento dos custos refletem positivamente no valor de venda do imóvel.
Neste tipo de empreitada, o cliente contrata o serviço por um valor fixo previamente acertado no contrato. A HM TOWER, por sua vez, se responsabiliza por executar a obra do começo ao fim, desde a fundação até o acabamento completo da construção.
Para que a empreitada por preço global funcione bem para ambas as partes, é preciso que o projeto esteja muito bem especificado. Todos os itens da obra, desde o início até o fim, devem ser descritos de forma clara.
Desse modo, o orçamento pode ser feito de maneira a não causar surpresas no futuro e ajuda a evitar conflitos entre as partes.
A consensualidade entre as partes, portanto, é fundamental, porque ela evitará aditivos contratuais que podem causar prejuízo, surpresas desagradáveis e discussões desgastantes.
A vantagem deste tipo de empreitada, portanto, está diretamente ligada ao bom planejamento do projeto e consequentemente do orçamento.
Neste modelo, o preço global da obra está combinado no contrato. Por isso, não pode variar nem para menos, nem para mais. O cliente, neste caso, não se responsabiliza por possíveis aumentos nos preços dos materiais ou mesmo da mão de obra.
O modo de pagamento por parte do empreendedor também deve estar fixado no contrato. Ainda que se utilize o termo “preço global”, o pagamento pode ser feito por etapas e de acordo, inclusive, com o fim de determinadas partes da construção, por período (por mês, semestre, etc), independentemente das etapas.
Neste contrato, o profissional ou escritório contratado realizará visitas periódicas na obra sem aviso prévio com duas principais propostas, sendo elas: Sanar todas as dúvidas que a equipe de obra tiver sobre os projetos no local da obra (a… mas quem faz o projeto não é obrigado a tirar as dúvidas? É sim! Porém, se não houver o acompanhamento/fiscalização da obra, normalmente, o projetista irá solicitar que realizem uma reunião em seu escritório ou que conversem apenas por telefone. Afinal, ir até a obra demanda tempo) e assegurar que a equipe de mão-de-obra execute a edificação fiel aos projetos, utilizando materiais de qualidade e seguindo todas normas e padrões necessários. Além disso, o profissional poderá ser o responsável técnico pela obra perante os órgãos públicos.
Como citado, este método é o menos oneroso para o cliente, em contrapartida, é o mais trabalhoso, pois toda compra, contração, controle do cronograma e de pagamentos fica a cargo do cliente, diferentemente da administração de obra apresentada a seguir.