Conhecendo a PCI – Proposta de Construção Individual para financiamentos com a Caixa Econômica Federal

Conhecendo a PCI – Proposta de Construção Individual para financiamentos com a Caixa Econômica Federal

Para quem esta construindo ou pretende construir imóveis individuais com financiamento pela Caixa Econômica Federal, na hora de solicitar o financiamento se depara com a necessidade de atender às exigências técnicas e documentais do imóvel para a aprovação do seu financiamento.

Um dos documentos mais importantes para a aprovação do financiamento é a PCI – Proposta de Construção Individual, que em 2021 substitui a antiga PFUI – Planilha de Financiamento de Unidades Individuais. Este documento é um descritivo técnico da obra que detalha à C.E.F as informações do projeto e da execução da obra, afim de demonstrar a viabilidade técnica e financeira da obra em questão. Neste documento estão detalhados o Memorial Descritivo, orçamento, cronograma e outras informações exigidas para a aprovação do financiamento.

Este documento deve ser elaborado pelo Responsável técnico da obra e apresentado à Caixa junto com os documentos acessórios como alvará de construção, Projeto Arquitetônico, ART ou RRT, Projetos Complementares, etc.

Acontece que normalmente o Responsável técnico, Engenheiro ou Arquiteto não esta habituado com o preenchimento da PCI, não preenchendo corretamente o documento e fazendo com que a CAIXA negue o financiamento ou peça correções.

Assim, é muito recomendado para quem necessita do financiamento e não quer correr o risco de não aprova-lo contratar empresas ou profissionais especializados na elaboração do PCI.

 

CONHECENDO A PCI

Vamos apresentar em mais detalhes como é a PCI

Identificação

Na parte inicial da Proposta de Construção Individual, são preenchidos os dados de identificação do Proponente, do Responsável Técnico pelo Projeto e do Responsável Técnico pela Execução da Obra. Também devem ser preenchidos os dados de identificação do imóvel.

Documentação para Análise

Na sequência do preenchimento da Proposta, são indicados os documentos disponibilizados pelo Proponente para a análise de engenheira.

  •  Certidão de Matricula
  • Projeto Legal
  • ART/RRT
  • Alvará de Construção

Informações sobre o Projeto

Nesta etapa será informada dados sobre o terreno, Área a ser construída e o Sistema construtivo do imóvel.

Memorial Descritivo

Nesta etapa será informado os tipos de acabamento e a divisão interna do imóvel a fim de definir o padrão do imóvel. 

Orçamento e Cronograma

Nesta etapa são definidos os custos da construção do imóvel que deve vir do orçamento detalhado resumido em 20 etapas, além do cronograma Físico Financeiro da obra que definirá o prazo de execução e os valores de liberação das parcelas do financiamento.

Portanto, trata-se de um documento extremamente rico em informações da obra e que guiará todo o processo de medição e liberação de recursos da obra. Um documento que se for negligenciado no inicio do processo poderá gerar graves consequências durante o processo de financiamento.

Sobre o Autor

LUIS GUILHERME BARBOSA HORTA CELSO administrator

Engenheiro Civil formado pela Universidade Estadual de Campinas com MBA em Gerenciamento de Obras, especializado em Planejamento de obras e Controle de Qualidade.

Deixe uma resposta

× Converse agora com nossos Atendentes